Tenho que ir a correr fazer xixi ou não me aguento!

Atualizado: Abr 7

Sai a correr da sua secretária para ir fazer xixi? Sente uma vontade incontrolável de urinar embora o tenha feito há 20 minutos? Quando se aproxima de casa mal se aguenta? Quando entra no duche é automático? Mal consegue colocar a chave na porta? Então, experimente colocar em prática estas estratégias!



A urgência… a incontinência… a urge-incontinência!

Urge-incontinência urinária ou incontinência urinária de urgência é o termo utilizado para descrever a perda de controlo da bexiga, que ocorre especificamente, perante uma forte sensação de vontade de urinar. Este tipo de perdas de urina difere bastante das da incontinência urinária de esforço - que se caracteriza por perdas quando tosse, espirra, ri, pega numa criança, nos sacos de compras ou em kettlebells – uma vez que as causas anatómicas subjacentes são muito diferentes.



Hiperativa? A bexiga?

Há inúmeras razões pelas quais se pode experienciar repetidamente um impulso repentino e incontrolável que resulta em perdas de urina, em vez de sentir – ao – uma sensação que aumente de forma leve e gradual.

Para melhor compreender, explico-lhe primeiro como é suposto a coisa desenrolar-se.

Os rins são os responsáveis por produzir a urina e enviá-la para a bexiga. Por sua vez, a bexiga vai expandindo para reter a urina, enquanto o esfíncter, uma espécie de torneira, impede ou permite a saída da urina. Quando a bexiga está quase cheia, o cérebro recebe um sinal de que é necessário esvaziá-la. Por sua vez, os músculos da bexiga contraem, como se a espremessem e o esfíncter relaxa (a tal torneira abre). Quando existe um problema de coordenação deste sistema, é quando podemos estar perante um quadro de incontinência.


No caso de quem tem bexiga hiperativa, pode sentir repentinamente urgência, mas torna-se difícil chegar ao wc antes de perder o controlo.

Existem alguns contextos que despoletam esta sensação, como ouvir água a correr, aproximar-se de casa, colocar a chave na porta ou a expectativa de urinar, podem causar espasmos na bexiga. Reconhece algum?


Sabemos o quão limitante pode ser sentir que nunca vai descansada/o a lado nenhum, que se sente necessidade de fazer um estudo detalhado do tempo que se demora a chegar à estação de serviço seguinte ou perceber se a festa para onde vamos tem wc por perto. Por isso, partilhamos consigo informação que achamos que poderá ajudar.




7 estratégias que podem ajudar com esta vontade repentina e incontrolável de ir ao wc:


Nas linhas seguintes deixo-lhe algumas estratégias que lhe podem ser úteis quando assolado por esta vontade.

Antes de começar a ler as estratégias, vou deixar aqui um disclaimer: esta condição necessita de ser avaliada individualmente, para adequar o tratamento a si. Esta informação é genérica e não dispensa avaliação.


1. Resolver obstipação.

Garantir um bom funcionamento intestinal ajuda em muitas questões e esta é mais uma. A pressão exercida por um intestino a abarrotar pode levar que a bexiga fique mais irritada. Se acha que não consegue resolver a obstipação sem ajuda, não hesite em solicitar ajuda a um/a profissional.


2. Adequação da ingestão de líquidos.

A água é, efetivamente, um pouco negligenciada, e muitas pessoas bebem muito menos do que o necessário, mas… Há também uma certa obsessão por beber muita água, quando o nosso corpo não precisa, e neste caso específico até pode atrapalhar.

Nem de mais nem de menos, ajuste o consumo de líquidos às suas necessidades, sem ser radical nem para um extremo nem para o outro.


3. Redução da ingestão de cafeína – calma, pode não precisar de parar de beber o seu café.

Esta é mesmo uma questão de experimentar. Não há uma relação muito forte, mas há algumas pessoas para quem, efetivamente, cessar o consumo de cafeína, faz diferença. Experimente, se notar melhorias, continue assim, se não notar e gosta do seu cafezinho, reveja a estratégia.

Nota: Lembre-se de que a cafeína não está só presente no café.


4. Adoçantes artificiais – fazem pior do que melhor.

Sabe-se que os adoçantes artificiais que se encontram em alimentos e bebidas dietéticas podem irritar a bexiga, aumentando a intensidade dos espasmos na bexiga. Tentar reduzir o seu consumo pode reverter esses sintomas.


5. Gestão do consumo de líquidos ao longo do dia – não beba tudo de uma vez!

Bem sabemos que nestes quadros é mais fácil e menos stressante evitar beber líquidos sempre que não se está em casa, em passeio ou no trabalho. Também sabemos que para compensar isso, uma vez em ambiente seguro, a tendência é compensar bebendo grandes quantidades num curto período de tempo. Isto leva a um rápido enchimento da bexiga e pouco tempo de acomodação e, mais uma vez… urgência.

Distribua a ingestão da quantidade necessária de líquidos pelo dia todo, bebendo pequenas quantidades de cada vez.


6. Treinar a sua bexiga – fazer dela uma campeã

Treinar o seu comportamento perante os gatilhos de urgência, mudam a forma como reage a eles. Experimente, por exemplo, adiar um pouco a ida ao wc ou caminhar devagar até lá.


7. Distrair-se da urgência.

Temos vários que reflexos que auxiliam no relaxamento da bexiga. Estes podem ajudar a fazer o espasmo acalmar mais rapidamente. Isto pode não lhe fazer muito sentido, mas… existe relação anatómica e, a quem quiser, posso explicar. Pode experimentar manter uma respiração calma, encolher os dedos dos pés, ficar em pontas de pés, fazer pressão com a mão ou na cadeira contra a zona genital, fazer contagem regressiva (de 80, por exemplo, até 0) ou contrair o pavimento pélvico (exceto no caso de hiperatividade do pavimento pélvico), uma ou a combinação de mais do que uma destas opções podem resultar até os espasmos passarem e evitar que tenha que ir a correr para o wc.



Espero que estas dicas lhe sejam úteis, mas volto a salientar que a informação é genérica e pode não se adequar a si, por isso, sinta-se à vontade para vir ter connosco, a uma sessão de fisioterapia pélvica, para que possamos fazer uma avaliação adequada do seu caso e implementar um plano personalizado.

livro_reclamacoes-500x-207-b_edited.png
  • facebook
  • instagram-esbocado

Morada

Rua do Governador, Edifício Imperial, Fração N,

3840-276 Praia da Vagueira,

Portugal

Email

info@espacodesaude.pt

Telemóvel / WhatsApp

+351 913 538 605

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Fique a par das novidades, das sugestões e recomendações para a sua saúde, que o Espaço S tem para si!

Horário de Funcionamento

Seg - Sex: 7:00 - 21:00

​​Sábado: por marcação

© Copyright 2020 by Espaço S. All rights reserved. | POWERED BY SUITESPOT